QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS PELOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS?

De acordo com levantamento feito pelo SEBRAE, 30% das empresas fecham suas portas em menos de um ano de vida. Essa taxa de mortalidade assusta ainda mais quando se trata das micro e pequenas empresas que representam mais de 95% dos negócios fechados de maneira precoce.

São inúmeros os fatores que influenciam no desenvolvimento de um negócio novo, iniciando pela inexperiência do empresário, o dinamismo do mercado, as mudanças nos hábitos de consumo do cliente, a carga tributária e financeira e a falta de planejamento são alguns fatores que contribuem para o aumento da mortalidade. 

Mas como prever ou evitar que isso aconteça? Como saber se seu negócio está ou não saudável e em crescimento?

Vejamos agora quais são os 4 motivos que mais influenciam nessa estatística tão preocupante no cenário nacional.

1. Falta de planejamento

Planejar adequadamente os passos para a concepção da ideia de negócio é imprescindível, afinal de contas, o estudo prévio de viabilidade e processos a serem seguidos são fundamentais para o êxito do negócio.

Através dessa prática é possível prever com antecedência dados sobre demanda do seu produto, mercado onde se está inserido, concorrentes presentes na região, futuros entrantes, preço médio do seu produto e riscos envolvidos na operação.

Somente dominando esse cenário é que o empresário passa a ter controle sobre o negócio. 

2. Não definir metas e prazos

Independente de quem seja, sócio ou colaborador, é fundamental que todos saibam quais são os resultados que a empresa pretende alcançar, em que prazo, qual a responsabilidade de cada um em cada função, assim como as entregas e datas estabelecidas para cada meta individual ou coletiva elaborada.

Mas isso não é o bastante, metas precisam ser acompanhadas de perto, entendendo a necessidade de rever estratégias a fim de que sejam entregues no prazo estimado. 

O papel do gestor é de oferecer as ferramentas para que o colaborador possa ter o que necessita para que seu desafio seja entregue com êxito ao término do prazo.

3. Ficar dependente de um fornecedor

Dependência traz um risco gigantesco para seu negócio, não só a dependência de um único fornecedor, mas de um único cliente, de um único funcionário. Já dizia um ditado antigo: “quem só tem um não tem nenhum”. 

É importante estar atento a esta sujeição, ter sempre mais de um fornecedor de seu produto ou serviço, mais de um funcionário com acesso a informações chaves e mais de um cliente que complementam o faturamento desejado. 

O risco que existe para seu negócio também existe para outros negócios.

4. Falta de adaptação

Em um mercado cada dia mais dinâmico e competitivo a capacidade de adaptação do empresário se torna uma característica indispensável.  

Os consumidores são mais exigentes e mais conectados a novos processos e hábitos de compra.

Para isso, as empresas devem estar atentas às tendências de mercado, buscando adaptá-las sempre que possível a fim de modernizar e atender às novas demandas.

“Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas sim o que melhor se adapta às mudanças”. 

As empresas precisam ser mais tecnológicas, mais conectadas e mais digitais. Afinal de contas o mundo é .com.

Nós da Nuts Tecnologia, desenvolvemos para você que está atento aos movimentos do mercado, uma solução que lhe trará muito mais competitividade, assertividade na tomada de decisões e ganho de tempo para o que mais importa, cuidar de seu cliente.

Nós entendemos que o desafio não está em abrir uma empresa e sim em transformá-la em um empreendimento lucrativo, saudável e em crescimento.

Conte conosco para que isso se torne uma realidade.

Torne os processos do seu negócio mais ágeis e eficientes.

Desenvolvido por CodeForce.  © 2023 Todos os direitos reservados.

×